segunda-feira, 14 de março de 2011

Primeira publicação: 1817

Título original: Madame Bovary















O clássico francês que consagrou Flaubert é o primeiro romance realista da historia.

Carlos Bovary é um medico, que conseguiu se formar com dificuldade, com seu pai alcoólatra e sua devotada mãe. Casa – se com uma senhora muitos anos mais velha que ele.

Durante seu primeiro casamento, ele recebe o chamado do fazendeiro Richault. O velho Richault tem uma filha, Emma, que chama a atenção do medico. As visitas de Carlos à propriedade passam então a serem freqüentes. Morre então sua esposa, e o doutor Bovary vê – se livre para pedir Emma em casamento.
Passando um ano de luto, Carlos e Emma casam – se. Após os primeiros meses de casamento, Emma começa cansar – se de sua vida, sem luxo e a elegância que sonhava, que lera nos livros. Considerava seu marido medíocre, pois Carlos não era versado na musica, na equitação e ainda tinha que aturar as visitas de sua sogra. Carlos no entanto não percebia os sentimentos de Emma e acreditava que tudo ia bem.
Certo dia o casal Bovary é convidado para um baile. Emma conhece então um visconde, com que valsa. Sente – se finalmente um mulher realizada, "vivendo"o luxo que sempre desejara. Nos dias que se seguiram, ela sempre contava "faz uma semana que la estive... faz um mês..."
Alguns meses depois Carlos e Emma mudam – se para Yonville. Na ocasião, Emma encontrava – se grávida.
Emma tem agora uma nova esperança: passa então sempre a pensar na criancinha, desejando ardentemente que fosse um menino "pois os homens são livres". Ao fim de nove meses nasce sua filha Berta.
A vida em Yonville nada diferia da antiga. Madame Bovary estava cansada, magoada e odiava ao marido, por ser ele sempre bom para com ela. Ela arruma então dois amantes: o primeiro, um sedutor nato, a convida a fugir e a abandona, sem nenhuma explicação; o segundo, um bom rapaz que assim como ela, adorava a literatura.
Madame Bovary contrai dividas altíssimas,sem ter o marido consciência delas, para montar seus ninhos de amor. Seus credores a pressionam, e agora, o que fazer??

1 comentários:

  1. Você contou o livro todo ou sobrou alguma coisa que ainda possa ler? Eu sei que você avisou... Mas você não contou o livro todinho, contou? Acaba assim?

    ResponderExcluir