domingo, 20 de março de 2011

Primeira publicação: 1890

Título Original: The picture of Dorian Gray















O único romance do irlandês Wilde foi lido durante julgamento do autor

Basilio Hallward (Basil na versão em inglês) é um pintor, que tem como modelo o jovem Dorian Gray. Dorian é descrito como um jovem loiro, de olhos azuis, rosto belissimo e personalidade gentil. Lorde Henry (também chamado no livro de Harry), amigo do pintor, estava na casa de Basilio no dia em que ele termina o quadro de Dorian. Nesta ocasião Dorian e Harry ficam amigos, o que Basilio temia, pois achava perigosa a influencia de Harry.
Ao ver o quadro, Dorian fica transtornado, dizendo que "daria tudo.... até venderia a minha alma" para que o quadro envelhecesse ao invés dele. Esse tipo de pensamento é influencia de Lorde Henry, que é o personagem pelo qual Oscar Wilde diz tudo aquilo que pensa sobre a sociedade da época.
Gray se enamora, ficando até noivo da jovem atriz Sibil Vane, que o chama de "Principe Encantdor". Ele leva então Harry e Basilio para ver a apresentação da moça. No entanto, por estar completamente apaixonada por Gray, Sibil interpreta seu papel shakesperiano muito mal, envergonhando o noivo. Dorian, enfurecido, termina tudo com a moça.
No dia seguinte, arrependido, Dorian começa a escrever uma carta a moça, quando Lorde Henry chega a sua casa, para dizer - lhe que Sibil havia se matado naquela madrugada. O rapaz fica muito transtornado, e então percebe que em seu quadro um sorriso malvado surge.
Dorian então se dá conta de que seu desejo foi realizado. Segue - se uma serie de atos (traição, drogas e  até assassinato - que é o unico descrito; os demais são apenas citados) que transformam o quadro e permitem que Dorian, aos quarenta anos, conserve ainda seus rosto de 18 anos. Em uma dessas situação, uma moça chama Dorian de "Principe Encantador". No salão encontrava James Vane, irmão de Sibil, que no ano da morte da irmã, havia dito que se alguma coisa ocorrese a ela, ele iria matar Dorian...
É logico que eu não vou contar o final do livro, porque consegue ser previsivel e supreendente ao mesmo tempo. Agora, o livro foi lido no julgamento de Wilde, no qual foi condenado, porque era considerado imoral na epoca. 

"Um livro não moral ou imoral. Um livro é ou não bem escrito. Eis tudo".  Esta é a frase com que Oscar inicia seu livro...


1 comentários:

  1. Simplesmente Incrível! Você conseguiu despertar o meu fascínio! É certo que encontrarei nesse livro, a valorização da estética nessa sociedade e a descrição da juventude entreleçada a vaidade e ao caráter! Vai pra minha lista!

    ResponderExcluir