sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Primeira publicação: 1852

Título original: Memórias de um sargento de milícias















Há uma coisa pior que um inimigo, é um mau amigo 

      Leonardo – Pataca e Maria – Hortaliça estão em um navio, vindo para o Brasil. Após um namoro cheio de pisadelas e beliscões, o casal tem um filho, Leonardo.
     Leonardo – Pataca desconfia da fidelidade de sua esposa e expulsa Maria e o filho de casa. Mais tarde, naquele mesmo dia, recebe a noticia de que Maria volta a sua terra, a convite de um capitão. Pataca vai viver com uma cigana, mas ela também o deixa, algumas paginas mais tarde.
       Leonardo, filho, vai morar com seu padrinho, mas se torna um garoto briguento e travesso. O padrinho o coloca na escola, mas sem resultados. Na religião, o garoto vê as melhores oportunidades para aprontar. Leo, como sacristão, vinga – se do padre, de quem sempre leva broncas, expondo para a comunidade que o padre se envolvera com a cigana, com quem um dia seu pai também viveu.
    Pataca, após perder sua cigana, se envolve com a parteira, madrinha de Léo. Dessa relação surge Chiquinha, que vive em pé de guerra com seu meio – irmão. 
    O casamento com Luisinha, o relacionamento com Vidinha, as confusões com o major Vidigal (quem deu origem ao nome do Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro)e como Leonardo se torna sargento de milícias são acontecimentos que vocês terão que descobrir.

0 comentários:

Postar um comentário