Primeira publicação: 1946
Título original: Sagarana
Lá em cima daquela serra,
passa boi, passa boiada, passa gente ruim e boa,
passa minha namorada
Guimarães Rosa é famoso por inventar novas palavras – até existe um dicionário só com seus neologismos. O titulo deste livro é um bom exemplo. “Saga”, aventura e “rana”, palavra tupi, que significa “parecido”, ou seja, sagarana significa “parecido com uma saga”.
O livro possui nove contos:
O BURRINHO PEDRÊS
Conta a historia do burro Sete - de Ouros, já velho, que é esquecido pelo dono, Major Saulo, mas que acaba salvando a vida de dois vaqueiros.
A VOLTA DO MARIDO PRÓDIGO
Lalino não é chegado ao trabalho e parte para o Rio de Janeiro. Ao voltar, encontra a esposa casada com Ramiro, mas ele vai querer a esposa de volta.
SARAPALHA
Ribeiro e Argemiro são primos. Acabam doentes, com malaria. Como metade de Sarapalha morrera da doença, Argemiro confessa sua paixão pela esposa do primo, Luisa, e o que afetará a convivência dos primos.
Um caso de adultério, e o marido traído mata o irmão do amante. Agora o traído é perseguido pelo amante e os dois ficarão nesse jogo de caça – caçador .
MINHA GENTE
Para ter o amor de sua prima, Emílio vai fazer de tudo, até fingir amar outra mulher.
SÃO MARCOS
José , apesar de supersticioso, sempre zomba dos feiticeiros, Até que um deles resolve pregar-lhe uma peça.
Uma mula , a defesa da honra da noiva e a valentia dos chamados “valentões” são as ligações entre os personagens desta historia.
CONVERSA DE BOIS
Como nome sugeres, nesse conto são descritas as conversas entre os bois durante a viagem de um carro de bois que leva uma carga de rapadura e um defunto.
A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA
Augusto Estêves manda e desmanda no pequeno povoado em que vive. Pródigo, com a morte do pai perde todos os seus bens. Certo dia, Quim Recadeiro dá-lhe dois recados que alterarão sua vida: perdera os capangas para seu inimigo, o Major Consilva; e a mulher e a filha fugiram com Ovídio Moura.
0 comentários:
Postar um comentário