quarta-feira, 26 de março de 2014


Primeira publicação: 1958

Título original: Grandi sistemi giuridici: introduzione ai diritti europei ed extraeuropei

Losano vincula o conceito de Direito como a forma de administrar, diretamente ligada à Economia. Sendo assim, todos os sistemas jurídicos seriam iguais, sem que houvesse um melhor que o outro, variando de acordo com o nível cultura e de desenvolvimento.
As diferenças e semelhanças entre os vários ordenamentos jurídicos derivam, de fato, da natureza humana: uma vez que esta é única, encontra-se institutos semelhantes entre povos que nunca tiveram contato entre si. E para falar destes pontos de convergência e divergência, ele vai nos levar por uma viagem pelo tempo e espaço.
Primeiro vamos à Antiguidade Clássica, berço do Direito Europeu, para conhecermos a origem do direito privado e do direito público. O costume e a Common Law ganham um capítulo próprio, pois constituem o sistema britânico, influenciando diversos sistemas. 
Como o próprio nome diz, Losano também analisa os sistemas fora do continente europeu, em suas ex-colônias na América, África e Ásia, trazendo informações sobre legislações pouco estudadas, como a islâmica, a chinesa e a japonesa.

0 comentários:

Postar um comentário