segunda-feira, 4 de julho de 2011


Primeira publicação: 1935

Título original宮本武蔵 Miyamoto Musashi


Sucesso no cinema e na televisão, a historia escrita por Eiji Yoshikawa (吉川 英字)ainda faz a cabeça do povo japonês. Publicada entre 1935 e 1939, em forma de folhetim, no jornal mais prestigiado do Japão, Asashi Shinbum (朝日 新聞), a historia dividida em sete partes conta a vida do samurai Myamoto Musashi (宮本 武蔵) um dos mais importantes da historia japonesa.
Autor de Os cinco elementos (五輪書), Musashi é também o criador do estilo de luta conhecido como Hyouho Niten Ichi Ryu Kenjutsu. O samurai viveu durante o xogunato Tokugawa, importantíssimo na historia do pais. E através do livro, aprendemos muito sobre o passado do Japão, este pequeno pais asiático, alem de importantes lições, úteis para toda a vida.
Para muita gente – principalmente para que já assistiu filmes orientais, especialmente os chineses – pode parecer que esta longa historia seja completamente maçante. Contudo, Yoshikawa é brilhante, um verdadeiro samurai das palavras. Ele faz a sua narrativa de um jeito completamente ocidental, agradando a nós, deste  lado do mundo, e encantando o seu povo.
Terra
Após a batalha de Sekigahara (関が原), os jovens guerreiros Shinmen  Takezo 新面 たけぞ e Hon-iden Matahachi  本遺伝 又八 encontram abrigo na casa da viúva Okou お子尾, que vive com sua filha Akemi 明美, de quinze anos. Os dois as defendem de um grupo de bandoleiros, e por temerem represália, decidem antecipar o seu retorno ao vilarejo de Myamoto.
Nesse meio tempo, a velha Hon-iden Osugi 本遺伝 お過ぎ, mãe de Matahachi preparara para Takezo armadilhas, por ele ter levado seu filho para a guerra, que acabaram perdendo. Se já não bastasse tudo isso, Takezo ainda é perseguido por Tokugawa Ieyasu 徳川 家康, o xogum (líder político-militar) do momento. Contudo, um contigente inteiro não consegue prende-lo. Quem acaba fazendo isso é Otsuおつ, ex-noiva de Matahachi, e o monge peregrino Takuan沢庵.
Esta parte da historia conta como um “animal selvagem” – nas palavras de Takuan – se torna Myamoto Musashi (宮本 武蔵).
Água

Três anos já se passaram. Musashi(武蔵) parte em busca do aperfeiçoamento, desafiando os maiores samurais da época, como os chefes da academia Yoshioka(吉岡),em Kyoto(京都)e os monges do templo Hozoin(臍院), em Nara(奈良).
Como é de se esperar, nosso samurai andarilho e seu servo-discipulo Joutaro (上他路)acabam arrumando muita confusão, despertando raiva e curiosidade em seus oponentes, enfrentando inclusive um bando de 30 rounins(浪人)(samurais que caíram em desgraça, após a batalha de Sekigahara(関が原)).
Essa jornada promete muitas aventuras à dupla. Ambiciosamente, Musashi deseja enfrentar Yagyu(矢ぎゅ),criador do estilo Shinkage 新影) de esgrima. Mas o mais forte dos homens se faz pequeno diante do amor. E já não bastasse tudo isso, a velha Hon’iden Osugi (本遺伝 お過ぎ)continuar a persegui – lo e Otsu (おつ), que por ele esperaria até 1000 dias também.

Fogo


 Hon'iden Matahachi (本遺伝 又八), já livre de Okou (お子尾) se reencontra com sua velha mãe, Hon'iden Osugi (本遺伝 お過ぎ). Juntos eles planejam matar Otsu (おつ) e Shinmen Takezo (新面 たけぞ).
 Um novo jovem samurai, Ganryu Sasaki Kojiro (がんりゅう ささき こじろ) surge com toda a sua petulância para desafiar os "Dez Mais" da academia Yoshioka. No entanto, acaba por ficar amigo de Seijuro Yoshioka (吉岡 せいじゅろ), que mais tarde vai nfrentar o nosso heroi.
Paralelo a tudo isso, Myamoto Musashi (宮本 武蔵), no caminho para batalha com os Yoshioka, faz sua jornada de aperfeiçoamento, mas vai encontar novos pergiso, como o grupo de bandoleiros de Tsujikaze (つじかぜ), enquanto é seguido por Otsu (おつ) e seu discipulo Aoki Joutaro (あおき 上他路).


 Vento


O quarto livro da saga começa com grandes batalhas. Finalmente Musashi (武蔵) enfrentará o herdeiro da casa Yoshioka, Yoshioka Seijuro (吉岡, 青樹炉), na batalha do campo Rendaiji (蓮台寺). Só que o maior samurai de todos os tempos não esperava ter de enfrentar o filho mais novo do mestre Yoshioka Kenpo (吉岡健保), Yoshioka Denshichiro(吉岡電子地炉)além dos outros alunos da Academia (吉岡学園)
Enquanto isso, Hon’i-den Matahachi (本遺伝 又八), que vem se passando por outra pessoa, vai ter de encarar o verdadeiro e presunçoso Ganryu Sasaki Kojiro (がんりゅ 佐々木 子白). Sua obstinada mãe, Hon’iden Osugi (本遺伝 お過ぎ), continuará atrás de nosso herói, enquanto aprisiona Otsu(), e esta se encontratá com Akemi (明美), sua rival pelo amor de Musashi. 

Céu


Parece que Musashi (武蔵) e Otsu (乙) nunca serão felizes juntos, pois na primeira parte de Ceu (空) ela é seqüestrada por Matahachi (又八).
Joutaro (上他路) seguirá com um importante e rico senhor, Daizou (大三), da cidade de Narai (習い), enquanto que Musashi (武蔵) trilhará na busca de seus dois acompanhantes. Como nenhuma de suas viagens é tranqüila, Osugi (お過ぎ), Okoo (お子尾), membros da extinta academia Yoshioka (吉岡学園) e novos adversários surgirão, além de um novo discípulo, Iori (庵), nesta parte da historia, onde todos os caminhos levam a fervilhante sede do governo Tokugawa (徳川), a cidade de Edo (江戸) – atual Tóquio (東京).


As duas forças


 A historia de Musashi (みゃもと 武蔵)está perto do fim. Ele continua a sua jornada com seu discípulo, Mikawa Iori (三川 庵), enquanto é perseguido pela matriarca da família Hon’iden (本遺伝 家族), Hon’iden Osugi (本遺伝 おすぎ) . Iori  (庵)fará importantes descobertas sobre si e sobre seu mestre. O garoto vai perceber que Musashi tem muitos inimigos: Osugi (おすぎ), Shishido Baiken (宍戸 場意見), Okoo (お子尾)e Sasaki Kojiro (佐々木 子白).
As tensões políticas entre casa Toyotomi (豊臣)de Osaka (小坂)e a casa Tokugawa 徳川), de Edo (江戸), colocará rumos aos futuros de Hon’iden Matahachi (本遺伝 又八), Sasaki Kojiro  (佐々木 子白)e, é claro, Musashi. E, de maneira brilhante, os personagens vão sendo retomados e descobrindo o seu fim: Akemi (明美), Matahachi e Aoki Tanzaemo (青木 短是門), pai de Joutaro (上他路), e o jovem conhecerá o novo aluno de Myamoto Musashi (みゃもと 武蔵).  

                           Harmonia Final


Separado de mestre Musashi, Mikawa Iori(三川 庵), acompanhado de Muso Gonnosuke(無祖 ごんおすけ), parte em busca de sua irmã perdida, mas a viagem é interrompida por estranhos vendedores de barbante.
Enquanto isso, ao ouvir que Musashi poderia se tornar instrutor de artes marciais da casa Tokugawa(徳川), Otsu (乙) parte em busca de seu amado, mas mal sabe ela que fofocas prejudicaram a ascensão do samurai. Ao saber dos perigos que a jovem corre em sua jornada até Edo(江戸) – sede do governo Tokugawa – Yagyu Hyogo(矢ぎゅ ひょご) vai atrás de sua amada, mesmo sabendo que o coração da moça pertence à Musashi.
De volta a sua terra natal, Hon’iden Osugi (本遺伝 お過ぎ)continuará com a sua vingança. Ainda há Aoki Joutaro(青木 上他路) e seu pai, Aoki Tanzaemon (青木単座衣文)como vassalos da casa Ikeda(池田), de Himeji(姫路),  e o novo caminho trilhado por Hon’iden Matahachi(本遺伝 又八).
Quanto ao já citado Myamoto Musashi, está na hora do tão aguardado duelo com Sasaki Kojiro(佐々木 子白).

0 comentários:

Postar um comentário