sexta-feira, 12 de agosto de 2011

         

Primeira publicação: 1945

Título original: Animal Farm: a fairy story

Prêmios:
Hugo Award for Best Novella (1946)
Prometheus Hall of Fame Award (2011)


Recentemente limpando minha estante de livros achei meu volume de A revolução dos bichos e resolvi postar aqui no blog.

O livro se trata de uma sátira à Revolução Russa de 1917 e o comunismo proposto por Stalin além de, na minha opinião, através dos animais, mostrar a própria corrupção do homem, quando chega ao poder.
O porco Major, certa noite, conta aos outros animais da fazenda o seu sonho, de serem os animais governados pelos próprios animais. Algum tempo depois, ele morre e uma revolução na granja acontece.
Liderados por Bola de Neve e Napoleão, outros dois porcos, os animais expulsão o senhor Jones, o proprietário e iniciam seu governo. Bola de Neve tenta melhorar a vida dos bichos e fazer melhorias na fazenda, mas é expulso do poder por Napoleão, que faz serias acusações contra ele (um golpe dentro do golpe, será que temos uma coincidência com um certo general francês?).
Bola - de - Neve está desaparecido e Napoleão é agora o líder. No entanto, os animais estão passando fome e suas condições de trabalho não são como as desejadas. Enquanto isso, a granja ainda sofre algumas tentativas de tomada do poder pelos humanos e os bichos, começam a considerar a voltar para seu domínio.

Analogia com a Revolução Russa

A Revolução Russa foi o movimento, ocorrido em 1917, que instalou o governo soviético na Russia.  A revolução, liderada por Lênin (Major), derrubou o poder do czar Nicolau II (sr Jones). Após a morte de Lênin, houve disputa pelo poder entre Trotski (Bola de Neve) e Stalin (Napoleão). Stalin chega ao poder e os trotskistas são chamados de traidores e executados (igual ao livro).
No livro, todos os animais com duas pernas (os homens) são banidos. Contudo, Napoleão volta a negociar grãos com os humanos. Na Historia, podemos relacionar o fato com o capitalismo. O capitalismo foi banido da Russia, porém Stalin recua a ele, por não obter exito com seu regime.
Se quiser saber mais pontos em comum com a história, não deixe de ler este livro, que pode parecer infantil, mais que vai muito além.

0 comentários:

Postar um comentário