sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Lembranças de um presidiário

     Sim, eu admito. Eu sou viciada em Dostoiévski, mas juro que vale a pena
     Este livro, cujo titulo em russo é Zapiski iz mertvogo doma, conta a historia de Alieksandr Pietrovitch, um preso politico, que escreve um diário com suas memorias durante sua estada em um presidio na Sibéria.
     Narrando desde comportamentos e sentimentos até aos crimes, o livro é uma boa dica aos advogados, estudantes de direito e juízes, pois mostra os efeitos das penas, como reagem os detentos, o seu cotidiano e seus sentimentos sobre tudo isso.


O autor

      Fiódor Mihkailovitch Dostoiévski nasceu em Moscou em 11 de Novembro (30 de Outubro no calendário ocidental) de 1821. Era filho de um médico cresceu dentro do hospital em que o pai trabalhava.
     Foi preso em 1819 por motivos políticos (sim, este livro reúne suas memorias deste período), sendo condenado ao fuzilamento, mas teve sua pena comutada pelo czar.
     Publicou diversos livros como Gente Pobre (Biednue Liudi); O jogador (Igrok); O sosia (Dvoinik); Noites Brancas (Bielie Notchi); Crime e Castigo (Prestuplenie i nakazanie); O idiota (Idiot); e Os irmãos Karamazov (Bratia Kazamazov).
     Enfrentou altos e baixos com a critica, sempre deixando traços biográficos nos livros. Faleceu em 9 de Fevereiro (28 de Janeiro do nosso lado de Greenwich) de 1881. 

0 comentários:

Postar um comentário