segunda-feira, 29 de agosto de 2011



Primeira publicação: 2006

Título original: A Thousand Splendid Suns

Prêmios:
Book Sense Book of the Year Award for Adult Ficion (2008)
Indicado ao Exclusive Books Boeke Prize (2007)
Indicado ao Abraham Lincoln Award (2011)

 Um dos livro mais vendidos no mundo no ano de 2008, segundo a Publisher Weekly, A cidade do sol conta a historia de duas mulheres, Mariam e Laila, cujo os destinos se cruzam em um Afeganistão tomado pelo regime Talibã.


 Mariam é a filha bastarda de Jalil, um senhor rico, que, para se ver livre de Mariam,  dá a filha de 15 anos para Rashid, um amigo seu. Em seu casamento tudo ia bem até o momento que Mariam fica gravida. Ela perde a criança, o que frusta seu marido. E sua raiva fica maior quando isso acontece pela sexta vez.
Enquanto isso, Laila é uma menina com uma vida feliz, junto da amigo Tariq e da familia. Mas um dia tudo isso muda. A guerra, como relata Zlata em seu livro, muda a vida de uma pessoas. Devido a um bombardeio, os pais de Laila morrem e ela consegue abrigo com Rashid, e mais tarde acaba por casar com ele.
De um lado, Mariam, a mulher maltratada e espancada. Do outro Laila, jovem e que concebe um casal de filhos. Juntas essas mulheres com origem tão diferentes e situações taõ divergentes irão unir forças para mudar o  próprio destino.
Como plano de fundo, soviéticos, americanos e os valores nacionalistas do Talibã vão se desenrolando no livro, que além de emocionar, é, sem duvida, uma aula de historia, ministrada com maestria.

0 comentários:

Postar um comentário