domingo, 8 de maio de 2011


Primeira publicação: 1597

Título original: The Most Excellent and Lamentable Tragedy of Romeo and Juliet

"For never was a story more woe than this of Juliet and her Romeo"

Filmes, peça de teatro e até uma versão em anime. Não há quem não conheça a historia de Romeu e Julieta. A famosa peça de Shakespeare foi adaptada para o balé pelo russo Prokofiev em 1940 e ganhou uma versão para ópera em 1867 por Charles Gonoud.
Aqui vai um pedacinho do balé:

E uma amostra da ópera 



Capuletos e Montecchios são riviais há muito tempo. E essa rivalidade afeta a todos na cidade de Verona. Tebaldo, um primo de Julieta, discute com Mercucio, primo do príncipe Escalo, e Benvolio, primo de Romeu.
Romeu, que até então tinha como pretendente Rosalina, vai à uma festa da família Capuleto e conhece Julieta, e os dois se apaixonam. Eles marcam seu casamento escondido, com a ajuda da Ama e do franciscano Lorencio.
No entanto, muitas coisas ocorrem nesse meio tempo. Tebaldo e Mercucio discutem e Tebaldo morre. Vingando - se, Romeu mata Tebaldo e é exilado em Mantua. Julieta, por imposição do pai, fica noiva do nobre Paris.
Como o casal mais famoso da literatura vai lidar com essa situação??

3 comentários:

  1. Na minha escola, fizeram a peça Romeu e Julieta, e está igual a sua, mas no final Julieta está adormecida por causa da poção e Romeu toma um veneno pois n quer viver sem sua amada. Então Julieta acorda e vê Romeu caído, ela vê que ele está morto e pega o punhal e se suicida! (:

    ResponderExcluir
  2. Mas é assim msm a história -.-'... E é isso q ela retrata acima -.-'

    ResponderExcluir
  3. A história q a menina retrata acima, é a msm q a sua garota -.-'... Não mudou nada, o final é o msm, anta.

    ResponderExcluir