sexta-feira, 29 de abril de 2011


Primeira publicação: 1916

Título original: A portrait of the artist as a young man













Uma das mais importantes obras desse autor irlandês, que com sua literatura influenciou muito mais do que livros.

O livro narra a historia de Stephen Dedalus (Estevão - na versão em português), da sua infância até seu amadurecimento.
Na infância, Stephen, um garotinho sensível (muito fofinho, na minha opinião) sofre com os colegas de escola e faz vários questionamentos inclusive sobre religião. O mais interessante desta parte é que a linguagem é bem infantil, demostrando a inocência e simplicidade pueril do garoto.
Conforme ele vai crescendo e experimentando diversas situações na vida, como é o caso de seu relacionamento com uma prostituta, a linguagem vai mudando. Os questionamentos também vão mudando. Religião, céu e inferno preenche varias paginas juntamente a Estética, no sentindo filosófico (a procura daquilo que é belo, assim como a sua definição).
O livro é muito interessante, muito legal meeesmo e nos permite conhecer um autor muito importante. Muitos literatos acreditam que Stephen é o próprio Joyce.
A importância do autor na Irlanda é muito grande. No dia 16 de junho é comemorado o Bloomsday em homenagem ao autor. Uma de suas frases no livro Finnigans Wake, Quaks, é a origem de uma importante teoria da Física.
Espero que se divirtam com esse garotinho que eu adorei

0 comentários:

Postar um comentário