sábado, 28 de fevereiro de 2015


Título original: El imperio eres tú

Primeira Publicação: 2011

Prêmios: Planeta (2011)

D. Pedro I
Na minha primeira leitura em espanhol, vamos encontrar a biogafia daquele que foi uma das figuras mais controversas da História do Brasil e, quem sabe, até do mundo: o imperador Dom Pedro I.
Em 1808, o jovem Pedro Bragança deixou Portugal, fugindo de Napoleão Bonaparte, junto com toda a sua família.
Enquanto crescia, divertindo-se pelas ruas do Rio de Janeiro, com seu irmão Miguel, o menino não imaginava o que o destino lhe reservava.
Leopoldina
Aos vinte e um anos, casou-se com a jovem princesa austríaca Leopoldina. O que parecia um conto de fadas para a herdeira da Santa Aliança, logo se tornou um pesadelo. Mas com todos os contratempos, Pedro e Leopoldina trabalharam juntos para a construção do Brasil que sonhavam, tratando-se, sempre, com muito respeito, sendo que o imperador a via mais como amiga do que como amante.
Domitila
E por falar em amantes, é fato notório que D. Pedro teve vários filhos fora do casamento. Sua amante mais famosa é a Marquesa de Santo, Domitila de Castro. Ambiciosa, a marquesa não mediu esforços ao usar sua influência sobre Pedro para conseguir o que queria.
Amélia.
A única coisa que Domitila não conseguiu foi tornar-se imperatriz. Com a morte de Leopoldina, D. Pedro casa-se com a francesa Amélia de Beauharnais.
Sonhador, idealista, impulsivo, passional, liberal e ambicioso. Esses são os principais adjetivos para esta figura tão carismática, apaixonante e que fundou o país que todos conhecemos.

0 comentários:

Postar um comentário