domingo, 28 de fevereiro de 2016


Título original: 羅生門

Primeira Publicação: 1915

Rashoumon ou Rashômon é um portão, localizado na alameda que leva até o templo de Suzaku, em Quioto, no Japão. É neste cenário que se passa a história.
 
Portão Rashoumon
Após ter sido devastada por uma série de acidentes naturais, como terremotos, alagamentos e incêndios, Quioto abriga somente ladrões e pessoas famintas. O servo, um dos protagonistas do conto, ao ver a situação, jura a si mesmo que jamais irá roubar, ainda que isto lhe custe a vida, pois deseja seguir um caminho de justiça e retidão.
Entretanto, sua convicção irá entrar em conflito com a velha senhora que irá lhe mostrar que, talvez, esta seja a única saída.
Em 1950 o diretor Akira Kurosawa lançou o filme Rashomon. Entretanto, apesar do nome, o longa ão guarda qualquer relação com o livro, exceto por ambos se passarem em frente ao portão. Kurosawa se baseou em outro conto de Akutagawa, chamado Yabu no naka (no vinco, em tradução livre).
Pra quem já andou visitando o blog, Suzaku é um deus representado por um pássaro vermelho, como retratado nos traços de Fushigi Yuugi

0 comentários:

Postar um comentário