domingo, 1 de novembro de 2015


Título original: Du côté de chez Swann

Primeira publicação: 1913

Série: Em busca do tempo perdido #1

Este é mais um daqueles livros que conheci por meio de outro livro. Em 1Q84 de Haruki Murakami, Aomame se vê obrigada a sumir por um tempo. Durante seu exílio, ela começa a ler Em busca do tempo perdido, uma saga que, segundo Murakami, somente os presidiários conseguem terminar, pois leva um tempo para que você consiga acabar.
Senti-me desafiada pelas palavras de Murakami, e comecei, na primeira oportunidade, me pus a ler a história de Swann, e no original, em francês. E devo admitir que o criador do Povo Pequenino estava certo.
A razão da minha demora (comecei a ler em 25/04/2015 e terminei em 20/06/2015) foi, além do idioma (nunca tinha lido um livro tão grande em francês) e das 700 páginas, é a complexidade da história, densa, que fornece ao leitor aquela sensação de "nunca sair do lugar" (Proust que me desculpe). Entretanto, para os fortes, que sobreviverem a leitura, serão recompensados com a leitura de um bom clássico. No final das contas, o saldo foi bastante positivo.
Proust relata no livro suas histórias de infância, principalmente focado na hora de dormir, momento traumátíco para ele. Em meio aos relatos, surge o jovem Swann, enamorado da tia do autor. O relacionamento dos dois não é bem visto pela família da moça.
Como Swann fará para vencer os obstáculos?

0 comentários:

Postar um comentário