sábado, 25 de maio de 2013

Primeira publicação: 800 antes de Cristo

Título originalΙλιάς

Personagens: Ajax, Odisseu, Helena, Menelau e Páris














Ilíada é um famoso poemo épico, que narra os acontecimentos da guerra de Tróia. Com mais de 15 mil versos, a obra é dividida em 12 cantos. O foco principal da narrativa é a ira do guerreiro Aquiles, e não Páris e Helena.
A guerra teve início quando a bela Helena é raptada pelo troiano Páris. Entretanto, ela é casada com Menelau, irmão do rei Agamemnon. A única esperança dos gregos, também chamados aqueus, é o guerreiro Aquiles. Mas ele se recusa lutar por Agamemnon, pois o rei tomou o amor de sua vida, a jovem Briseida (Briseis).
A guerra se desenrola até o momento em que Aquiles decide entrar no combate.
Para quem gosta de mitologia e peças gregas, Ilíada (Ilío é outro nome de Tróia) é um prato cheio. A trilogia Orestéia, de Ésquilo, formada por Agamemnon, Coéforas e Eumênides, por exemplo, conta o final do rei Agamemnon, após a guerra. Para ler o livro, no entanto, é necessário paciência. É uma história longa, na qual os personagens, que são muitos, trocam várias vezes de nome: Aquiles, Pelides (por ser filho de Peleu); Apolo e Febo; gregos, argivos, aqueus; Páris, priamides (por ser filho de Príamo), etc. 

0 comentários:

Postar um comentário