sábado, 13 de abril de 2013

Primeira publicação: 2005

Título original: Snow flower and the secret fan

Prêmios:indicado ao  Abraham Lincoln Award (2008)














Lírio Branco, agora já uma viúva de 80 anos, resolve contar suas memórias, e o seu pior pecado, cometido para com a amiga Flor de Neve.
O livro conta a história de duas garotas que viviam no interior da China do século XIX. Lírio mora com a humilde família, composta dos pais, duas irmãs, dois irmãos, tios, a prima e a avó. Até que um dia a famosa casamenteira Madame Wang, por causa dos pés de Lírio, resolve encontrar uma laotang para ela. Laotang, ou alma gêmea, é como uma melhor amiga, só que com a existência de um contrato, comprometendo as duas partes. A laotang de Lírio, é Flor de Neve.
As duas jovens irão passar juntas todos os costumes chineses, milenares: o casamento em tenra idade, a bandagem dos pés, a hierarquização dos membros da família e hábitos alimentares. Até que o egoísmo e a sede de poder e amor de Lírio vão mudar o rumo dessa história.
A obra de Lisa é quase que um trabalho de um historiador: ela descreve com perfeição e riqueza de detalhes a vida cotidiana da China. Destaque para a escrita nu shu, a única utilizada somente por mulheres, na História.

0 comentários:

Postar um comentário