Primeira publicação: 2009
Título original: Ausländer
"Um romance eletrizante sobre coragem, convicções e a construção da identidade"
The Bookseller
Piotr Bruck (pronuncia - se PIIOTAH - algo como "Pedro" em alemão) é um jovem polonês que perde os pais durante um ataque soviético. Piotr então é mandado para um orfanato, mas por sua aparencia ariana e por ser um volksdeustscher (pessoa de sangue alemão) tem um destino diferente de seus colegas.
Ele é enviado para a casa do professor Franz Kaltenbach. Em seu novo lar recebe o nov nome de Peter.
Na escola aprende amar o Führer, além de acreditar em todos os beneficios que Hitler trará à Alemanha. Orgulhosamente entra para a Hitler - Jugend (Juventude Hitlerista). No entanto, após uma briga com Lotha Feischer, as coisas mudam.
Peter começa a questionar se o que dizem dos polacos é verdade. E com a amiga Anna Reitter ouvia a BBC - uma grande traição para a Gestapo. Mas ele foram além, indo a um baile de swimg, e quase acabam sendo pegos pelos patrulhas da HJ.
Na passagem de 1942 para 1943 a situação do Reich começa a mudar. A invasão à Russia vai fracassando e muitos soldados, inclusive Stefan Reitter, chegam a capital muito feridos. Aviões ingleses bombardeiam Berlim. É então que Peter descobre que a familia da agora namorada, Anna Reitter, es´ta ajudando os judeus, Os alemães começam a se preocupar com o seu futuro. Crianças e jovens são enviado a ajudar de alguma forma na guerra. As atitude anti-nazistas de Peter chega a criar confusão com os Kaltenbach.
É nesse clima de hostilidade, em que a procura por judeus e traidores aumenta, que Peter e os Reitters descobrem que infregir o regime pode ser muito perigoso.
Como plano de fundo, a guerra vai acontecendo e é possivel perceber, como se estivessesmos lá, o que foi o nazismo, quantos inocentes sofreram e a arma mais importante da Segunda Guerra: a propaganda. Para quem leu A menina que roubava livros muitos fatos vão fazer bastante sentido.
0 comentários:
Postar um comentário