sábado, 2 de abril de 2011

Primeira publicação: 1907

Título original: A Pál utcai fiúk













O livro húngaro mais conhecido internacionalmente

Os meninos da Rua Paulo conta a historia de um grupo de garotos, liderados por João Boka, que luta por seu grund (terreno baldio), em que brincavam. O grupo  de Chico Ats e dos temidos irmãos Paztor, os camisa vermelha, brincavam no Jardim Botânico e queriam um espaço só para si, e então a "guerra" pelo grund.
Os meninos mostram uma verdadeira organização militar, sendo Boka o general e Nemecsek o soldado raso. Pode parecer uma historia infantil, sobre meninos que se reúnem depois da escola para jogar bolinha de gude. Mas assim como Oliver Twist e Tom Sawyer, é uma obra inesquecível sobre o nacionalismo escrita pouco antes da eclosão da primeira guerra.
Não deixe de ler esta doce historia, de Boka, Csinder, Csonakos, Kolay e Nemecsek (os nomes em húngaro são difíceis mesmo)

1 comentários:

  1. Nossa que Legal! Um livro Hungaro! Vc não cansa de ser inteligente assim menina? rsrsrsrs.
    Fiquei curiosa.Eu já li algumas reportagens sobre esse livro, é emocionante, muito triste, dizem... Eu estimo muito os livros repletos de dramas e finais tristes, estes realmente me tocam sabe... Este por sua vez recebeu até uma homenagem e já foi adaptado para o cinema 3 vezes. Gostei, quando tiver a oportunidade com certeza o lerei.

    ResponderExcluir