domingo, 10 de abril de 2011

Primeira publicação: 1868

Título original: Идиот











O livro, que não é pequeno (sua edição de bolso tem 678 paginas) é dividido em 4 partes:

Primeira Parte

       O principe Liev Nikolaievitch Michkin chega à Russia, apos 5 anos na Suiça. No trem conhece Lukian Timofeitch Liebdiev e Parfion Semionovitch Rogojin, que é apaixonado por nastassia Filippovna.
      Michkin resolve ir ataras de sua parenta Lizaveta Prokofievna, que é casada com o general Ivan Fiodorovitch Epantchin, tendo o casal 3 filhas: Adelaida, Aleksandra e Aglaia. Michkin vai então morar na casa de Gavril Ardalionovitch Ivolguin (Gania), noivo de Nastassia e secretario do general Epantchin. Na casa já oram o general Ivolguin, sua esposa Nina Aleksandrovna e seus dois outros filhos Várvara e Nikolai (Kolia) além do hospede Ferdichtchenko.
      O foco desta pagina é quem ficara com Nastassia: Gania, Rogojin ou Michkin - que acaba também se apaioxonando por ela?

Segunda Parte

     Várvara  agora é casada com Ptitsin e Adelaida é noiva do principe Chtch...
    Após um ataque epileptico, Michkin se recupera na casa de Leibdiev. Durante uma visita dos outros personagens. surge Antip Burdovkii, que acredita ser filho de Pavlichtchev, que era o bem - feitor de Michkin, custeando seu tratamento e deixando - lhe herança. Burdovskii realmente é o bastardo? E quanto a questão da herança? São as discussões desta parte.

Terceira Parte
    
     Esta parte começa com uma discussão sobre o liberalismo.
    Qual é a relação de Nastassia com Evguenii Pavlovitch Ramdoskii, a "Explicação" do tuberculoso Ippolit Tierientiev e quem vai ser o esposo de Aglaia, mais algumas discussões, recheiam esta que é a maior e mais turbulenta parte, com pitadas de escandalos, roubo e tentativa de suicidio.

Quarta Parte

    Começando com a analise de Gania e Varvara, a ultima parte esta incrivel, com escandalos na casa dos ivolguin, os sentimentos e noivado de Aglaia, o encontro final entre Aglaia e Nastassia, o casamento de Michkin e até crime passional.
    Um final que eu realmente não esperava. É uma prova do talento desse monstro da literatura,  Dostoievskii.

2 comentários:

  1. Meu Deus... Quando eu quiser escolher um nome pro meu filho com certeza eu vou procurar nesse livro! O Enredo parece ser muito interessante e o que mais atiça a minha curiosidade são finais surpreendentes!! Gabi, Por que o livro causou perplexidade nos meios intelectuais da época?

    ResponderExcluir
  2. perdoe a demora minha querida.
    O livro chocou a sociedade da epoca devido a imagem de Michkin, extremamente cristão, expressando o ideal do autor sobre o eslavismo cristão. A titulo de curiosidade, ele é totalmente ao contrario do Rodia, de Crime e Castigo

    ResponderExcluir