Duração: 1836 - 1880

Momento histórico: É um movimento que surge dentro do liberalismo econômico e politico, além de ocorrer no fim das monarquias absolutistas. 


Principais características: É um estilo impregnado de individualismo, egocentrismo, subjetivismo,escapismo (perincipalmente, como sugestão de escape, a morte),sentimentalismo exacerbado, pessimismo, angustia (o autor que mais representa esses traços é o inglês Lord Byron - daí o termo Byroniano/Byronismo). Temos também o medievalismo (indianismo, no caso do Brasil), e a natureza interagindo com o eu lirico.


Marco Inicial: Em Portugal, o marco inicial é o poema Camões (1825), escrito por Almeida Garret, e no Brasil, a obra inaugural é Suspiros Poéticos e Saudades (1836), de Gonçalves de Magalhães.


Primeira Fase: Nacionalismo/ Indianismo

Volta ao passado, criando heróis históricos. Principais autores: Almeida Garret e  Alexandre Herculano, em Portugal, e Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias e Jose de Alencar, no Brasil.

Segunda Fase: Mal - do - século

Pessimismo, idealização da amada e escapismos - ultrarromantismo. Principais autores: Camilo Castelo Branco, em Portugal, e Alvares de Azevedo e Casimiro de Abreu, no Brasil. 

Terceira Fase: Condoeira

Pré - realista em Portugal, representada por Julio Dinís e Condoreira no Brasil, liderada por Castro Alves. Em nosso país, foi a geração que lutava por ideias republicanos e pelo fim da escravidão.