sexta-feira, 22 de julho de 2011


Primeira publicação: 1993

Título original: Zlatín dvenik










           Após o fim da Guerra Fria (1989 – queda do muro de Berlim), surgiram ao redor do mundo vários conflitos, com origens étnico – religiosas. Tanto é, que alguns estudiosos chegaram mesmo a propor teorias sobre um possível “choque de civilizações”. E na Iugoslávia não foi diferente.
          Zlata era uma menina como todas as outras: ia a escola todos os dias, brincava com suas amigas, passava férias em família e mantinha um diário, batizado de “Mimmy”. Contudo, quando ela completa onze anos, sua vida muda completamente.
Bósnios, servos e muçulmanos começam uma guerra pelas questões acima citadas. Zlata transcreve em seu diário, com a linguagem de uma menina de onze anos, os dois anos terríveis de guerra: o medo, a fome, bombardeios, franco – atiradores, as amigas que vão embora, a morte de inocentes, a sua cidade (Sarajevo) sendo destruída. Com certeza, é um livro para se refletir.

Minha historia com esse livro é muito engraçado. Li a sinopse dele quando tinha doze anos, eu acho, mas não guardei o nome do livro. A única coisa que lembrava era do desenho, feito por Zlata, que acompanhava o resumo. Achei que nunca mais encontraria este livro. Bom, há um mês atrás, tive que escolher um livro para ler (obrigações escolares) e reencontrei Zlata novamente (graças ao desenho). Valeu a pena esperar todo esse tempo para Le – lo!!
Se tiverem a oportunidade, não deixem de ler esse relato, que alem de emocionante, dá uma forca nas aulas de Geografia.
PS.: não tentem ler os nomes em servo – croata. É simplesmente impossível.

6 comentários:

  1. Amei ter lido este livro.

    ResponderExcluir
  2. Li também esse livro, há alguns anos na escola, quanto mais lia,mais queria ler! Nunca mais esqueci esse nome... ZLATA FILIPOVIC"

    ResponderExcluir
  3. Livro Maravilhoso. Um Livro que da Gosto de Ler, e de Indicar a quem nos Pede. Zlata tem 100 % do meu Respeito e Admiração. Além de toda Coragem, não deixava as tarefas e as Obrigações em dia.
    MUITO Bom o Livro. Parabén's !

    ResponderExcluir