domingo, 27 de dezembro de 2015


Título original: Hotel on the corner of bitter and sweet

Primeira publicação: 2009

Premiações: Montana Book Award (2009); Asian Pacific American Award for Literature (2009); Goodreads Choice Award Nominee for Fiction (2009) David J. Langum Sr, Prize Nominee for American Historical Fiction (2009).

Estava no ônibus, quando um senhor sentou-se ao meu lado, lendo este livro. Como a capa do livro estava em italiano (Il gusto proibito dello zenzero), comecei a conversar com ele, e desci com uma enorme vontade de ler esta história tão gostosa.

Henry Lee é um jovem americano, filho de chineses, que mora Seattle. Filho único, seus pais fazem um grande sacrifício para colocá-lo em uma escola para crianças brancas. Como único aluno diferente, é claro que ele é alvo das mais diversas provocações.

Ele trabalha na cozinha da escola, como ajudante, durante os horários de intervalo. Certo dia, há uma nova integrante em meio as panelas: Keiko Okabe, uma americana, neta de japoneses (sansei).

Keiko e Henry acabam virando amigos e um forte sentimento nasce entre os dois. Contudo, estamos na década de 1940, e a Segunda Guerra Mundial faz crescer o ódio aos japoneses e seus descendentes, principalmente após o episódio de Pearl Harbor. Esta linda relação de amizade e amor encontra obstáculo na criação de campos de concentração para as famílias da terra do sol nascente.

0 comentários:

Postar um comentário