sábado, 11 de junho de 2011

Primeira publicação: 1926

Título original: Macunaíma















Um herói ao contrario

Um personagem que representa o povo brasileiro, Macunaima é um índio (eu sempre pensei que fosse mulher, até o dia em que eu li o primeiro paragrafo do livro) que nasce muito feio la na floresta. Passa pelas mais diversas (e inusitadas) situações.A todo o momento ele é chamado de herói (uma piadinha com o Romantismo), mas ele é totalmente ao contrario: mentiroso, traidor além de sempre roubar as namoradas do irmão Jiguê.
Depois da morte da mãe, Macunaima e seus irmãos, Maanape e Jiguê, decidem ir embora da floresta. No caminho eles encontram Ci, a mãe do mato, por quem Macunaima se apaixona. O casal tem um filho, que morre, e posteriormente Ci também morre. Então o trio decide partir para São Paulo.
Na cidade grande, Macunaima perde sua pedra muiraquitã, sua unica lembrança de Ci. A pedra na verdade foi roubada por Venceslau Pietro Pietra, o gigante piamã comedor de gente.
Será que ele vai recuperar essa pedra de tão grande valor? O legal do livro (muita gente não acredita, mas o livro é legal sim) são as tentativas inimagináveis de Macunaima para recuperar a pedra. Pra você ter ideia, ele vai ser cozido, transformado em sopa e vai voltar a vida graças ao irmão Maanape que é feiticeiro.

0 comentários:

Postar um comentário